Palestrantes



Profa. Dra. Edna Muniz da Silva


É professora adjunta do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisa na área de Linguagem e Sociedade, linha de pesquisa Discursos, Representações Sociais e Textos, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, Linguística Sistêmico-Funcional e Teoria de Registros e Gêneros. Atuou como coordenadora do Curso de Letras a Distância (UAB/UnB) de outubro/2008 a fevereiro/2011. É membro da comissão editorial de Cadernos de Linguagem e Sociedade (Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade-NELIS/UnB) e da revista Discursos Contemporâneos em Estudo (Centro de Pesquisas em Análise de Discurso Crítica-CEPADIC/UnB). Líder do grupo de pesquisa "A Linguística Sistêmico-Funcional como instrumental teórico-metodológico para análise do discurso". Atualmente está pesquisando sobre a tematização em artigos científicos, gêneros e registros e o ciclo de aprendizagem Ler para Escrever e Ler para Aprender (Rose 2012).



Profa. Dra. Sara Scotta Cabral


Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara, abordando os processos verbais no discurso jornalístico. Faz parte do Projeto internacional SAL (Systemics across Languages), da PUC/SP, da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social (UFSM) e do Grupo de Estudos em Linguística Funcional (UFOP). É também secretária da Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua em cursos de graduação e de pós-graduação. Já trabalhou com Língua Portuguesa e Produção Textual em cursos de Letras, Pedagogia, Administração, Biologia, Matemática, Odontologia, Educação Física, dentre outros. Suas pesquisas envolvem Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem com foco em Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade.

Profa. Dra. Maria Otilia Guimarães Ninin

Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2006), tendo concluído o pós-doutoramento em 2013, com subsídio do CNPq, pela PUC-SP, no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, com pesquisa sobre escrita acadêmica, na área da Linguística Sistêmico-Funcional. Cursou especialização em Pedagogia pels UMESP, e é graduada em Matemática, pela UNESP de Rio Claro (1974). Atualmente é professora da Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE-PUC-SP), professora titular da Universidade Paulista, curso de Letras - campus Alphaville , coordenadora da pós-graduação Lato Sensu Língua Portuguesa e Literatura - Universidade Paulista. Fez pesquisa na Universidade de Bath, UK, orientada pelo professor Harry Deniels. Tem experiência na área de Linguística e Educação, com ênfase em Teorias do Texto, Linguística, Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente em relação aos seguintes temas: orientação de trabalhos de conclusão de curso na área de Letras, reflexão crítica, formação de professores, gestão escolar, metodologia do trabalho científico, teoria da atividade. Tem como prioridade em pesquisa atual a discussão sobre o ensino da escrita acadêmica.